ENVELHECIMENTO CAPILAR

Envelhecimento-Capilar

Há quem diga que eles são charmosos, mas para quem quer manter a coloração natural dos cabelos há vários métodos eficazes para evitar os fios brancos!
Saiba como eles aparecem e confira as dicas!

Como nossos cabelos envelhecem?

O envelhecimento dos cabelos está diretamente associado com o aparecimento da coloração branca, mas as manifestações vão muito além do aspecto capilar.

Existem alguns fatores que trazem grande impacto na aparência dos seus cabelos, são fatores internos do seu organismo e externos, a boa notícia é que podemos prevenir e tratar adequadamente!

Fatores externos e internos:

– Raios solares (radiação ultravioleta): Causa mudanças na estrutura do fio, aumento da fragilidade, perda do brilho, redução da densidade e alteração da coloração.
– Químicas em excesso;
– Poluentes;
– Falta de cuidados adequados com o couro cabeludo;
– Fatores do metabolismo (metabolismo oxidativo);
– Cigarro;
– Consumo excessivo de açúcar (glicação): faz com que carboidratos como a glicose liguem-se permanentemente a proteínas, sem a atuação de uma enzima. Desse modo, essas proteínas sofrem modificações e impedem que as células desempenhem seus papéis direitinho;
– Má alimentação e deficiência nutricional.

O que fazer nesses casos?

Para manter o couro cabeludo limpo e sem oleosidade, usar shampoos adequados e de qualidade. Hidratar com frequência e não abusar dos procedimentos químicos. Utilizar condicionador ao longo do comprimento dos fios é altamente protetor, mas o envelhecimento do cabelo não suporta um condicionamento intenso.

Produtos com ativos anti-aging como pantenol, niacinamida e cafeína são ótimas sugestões para aumentar a espessura capilar.

Hoje em dia nossa alimentação é carente de vitaminas e minerais e se você já não se alimenta tão bem assim, é importante uma suplementação para que seus cabelos fiquem fortes e nutridos.

Para evitar a ação dos radicais livres, produtos antioxidantes são indicados para consumo via oral (nutracêuticos), como por exemplo o nutricolin, suplemento rico em selênio que favorece a absorção de nutrientes que seu cabelo precisa.

E para o efeito da Glicação?

Há pílulas anti-açúcar capazes de impedir ou reverter a glicação e assim diminuir o impacto do envelhecimento, MAS LEMBRE-SE!!!!
Evitar o consumo excessivo de açúcar é a melhor prevenção contra o envelhecimento capilar!!!

Referências: Galena Química Farmacêutica

Lilian Mendes – CRF/PR 18.380

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *